"Sair de um blog sem comentar é como visitar alguém e ir embora sem se despedir..."
Terça-feira, 17 de Novembro de 2009

Afinal em que ficamos???

Novos estudos recomendam mamografias só a partir dos 50 anos

Vários especialistas norte-americanos defendem que as mulheres devem começar a fazer mamografias aos 50 anos e não aos 40, como é recomendado actualmente. A proposta está a gerar controvérsia entre a classe médica nos Estados Unidos.

O grupo privado de peritos de saúde acredita que as mamografias regulares podem trazer mais riscos do que benefícios para as mulheres e defendem que é preciso reduzir os eventuais problemas causados por exames em excesso.

Razões que levaram a que, no último relatório, publicado no "Annals of Internal Medicine", estes especialistas norte-americanos sugiram que as mamografias só devam ser feitas a partir dos 50 anos e não aos 40, como tem sido recomendado.

O documento sugere ainda que as mulheres passem a ser examinadas de dois em dois anos e não anualmente.

Na base desta proposta estão novos dados estudados pelos especialistas.

Dizem os peritos que a mamografia pode exigir vários testes desnecessários, como biopsias, e pode ainda conduzir a falsos alarmes.

O relatório revela ainda que a vantagem de uma mamografia para reduzir a taxa de mortes devido ao cancro da mama é de apenas 15 por cento.

O grupo defende que a probabilidade de se ter cancro da mama aos 40 anos é menor do que aos 50 e por isso é razoável que se adie o início dos exames regulares.

Recomendações que não se aplicam às mulheres com historial da doença na família.

Mas, mesmo assim, o relatório está a gerar polémica.

Vários grupos de especialistas como a Sociedade Americana de Cancro rejeitam a nova proposta e vão manter as anteriores recomendações, mas há já vários peritos que aceitam as novas conclusões.

 

Fonte: Sic

_____

A minha experiência com o cancro da mama é mesmo pelo lado da vitima, e a minha modesta opinião que tem sido aqui muito divulgada é que começar a realizar as primeiras mamografias aos 40 anos é tarde. O meu cancro não foi detectado na primeira eco-mamaria quando eu tinha 35 anos, só um mês e meio depois de fazer a eco e voltar a repetir eco e fazer mamo, é que detectaram um cancro de 3 cm...foi tarde na idade??? Não me pareceu, esperaria por ter 40, ou 50 anos, quando já pertence-se à lista dos rastreios???

Quando nos dedicamos a um assunto, como sempre chegamos à conclusão que há mais pessoas, neste caso, com cancro da mama que imaginamos e nos últimos quase 4 anos, o que vejo é que cada vez o cancro aparece mais cedo. E acho que há que ter atenção a isso. 

E quantas foram as nossas amigas que faleceram umas com menos de 40 anos e outras pouco mais de 40 anos.

"O relatório revela ainda que a vantagem de uma mamografia para reduzir a taxa de mortes devido ao cancro da mama é de apenas 15 por cento." E acham pouco???

 

 

Postado por Isa às 16:52
link do post | comentar | favorito
| | partilhar
14 comentários:
De mana velha a 17 de Novembro de 2009 às 18:37
Estes "especialistas" são... HOMENS... claro e VELHOS... na certa... pq estão um pouco desfazados da realidade... não? Não sei! digo eu....

Sem mais comentários !!!!

bjs mana
De Lina a 17 de Novembro de 2009 às 18:48
Olá Isa
quando vi isso na tv nem queria acreditar!!!!
Nós aqui a divulgar e passar a palavra que quanto mais cedo melhor e vem lá um Dr dizer que não :-o
Sei que mamografia faz mal são raios X mas...a ecografia deve ser feita até na adolescência. Não prejudica o organismo e cada vez mais o cancro aparece em pessoas mais jovens, temos o caso da Daniela com 25 anos e como ela mais jovens sofrem desta doença.
A minha sobrinha Joana que viveu de perto de mim e viu como ficamos...quando lhe apareceu o caroçito foi logo ao Dr. fazer Eco e graças a DEus não era nada é da idade, ela fez agora 20 anos mas começa a ter cuidados maiores por me ter como exemplo.
Esse Dr que vá dar banho ao cão!!!!
Nós sabemos o que nos aconteceu a nós!

Beijokas e tudo de bom :)
De Isabel Alegria a 17 de Novembro de 2009 às 20:50

Nós sabemos do que falamos, e por isso vamos gritar sempre e bem alto  "A prevenção é muito importante e quanto mais cedo melhor, quando sentirem que algo não está bem não se fiquem e recorram a todos os exames disponíveis".
Beijinhos Isa
ISABEL
De Gatapininha a 17 de Novembro de 2009 às 21:00
Olá Isa

Já tinha lido sobre esse estudo e fiquei parva.
Eu prefiro mil vezes apanhar sustos com falsos positivos (foi o caso da minha tiroide, nem imaginas a alegria que tive depois de saber o resultado após a operação) do que só saber quando for tarde demais.
A mim cheira-me que querem poupar algum com esta situação.
jokas

De Salomé Coutinho a 17 de Novembro de 2009 às 21:10
Temos tendência a "importar" a cru os dados e as orientações que vêm de fora, nomeadamente dos EUA. A realidade deles é totalmente diferente da nossa e parece-me, do que li, que estas orientações surgem no sentido de reduzir custos associados a exames considerados "desnecessários". É preciso que as autoridades portuguesas, nomeadamente o Alto Comissariado da Saúde tenham a coragem de analisar a realidade portuguesa e determinar aquilo que devemos fazer e aquilo que falta fazer.
Estou convosco: tenho 34 anos, fui eu que detectei o meu nódulo e que procurei a minha médica para fazer exames.

Beijos a todas.
De graça a 17 de Novembro de 2009 às 23:09

Mais uma vez os interesses económicos se sobrepõem á realidade! incríivel!!
O cancro da mama aparece cada vez mais cedo, como é que podem chegar a uma conclusão dessas??.
 a maioria de nós tem menos de 50, e já foi o que foi!! se tivessemos que esperar mais uns anos, era tarde demais!!
beijinhos
De isabel a 18 de Novembro de 2009 às 11:48
Isto é mesmo incrível, não posso estar mais de acordo contigo.
Is@
De @home a 18 de Novembro de 2009 às 12:47
Também ouvi a noticia e achei inacreditável. Como é possivel dizerem tamanha barbaridade com o numero de casos a aumentar dia para dia. Entáo como será se se passar a fazer mamos apenas a partir dos 50? Será o caos.

No meu caso, faço mamografias desde os 35 e já fazia todos os anos, mesmo assim numa mamografia anual de rotina, fui apanhada pelo cancro aos 39 anos.

Sabemos que mesmo fazendo os exames anualmente corremos sempre o risco de um diagnostico de doença, mas temos que olhar ao factor tempo, é sabido que quanto mais depressa for diagnosticada a doença mais hipoteses há de sobrevivência.

O beneficio é sempre maior que o risco de radioactividade para a mulher.

Na minha modesta opinião façam mamografias e ecografias anualmente e de preferência a partir dos 35.

 
De Isabel Lencastre a 18 de Novembro de 2009 às 13:56
Se vamos a pensar nos possíveis efeitos negativos dos RaioX e TAC's então estavamos muito mal - havia muitas doenças que não se despistavam a tempo!
Por outro lado, acho que é muito importante que a opinião de um grupo não se sobreponha a muitos mais estudos que já apareceram anteriormente e que não importemos as americanices com a rapidez com que às vezes se faz em Portugal.

Se eles dissessem que havia outro tipo de exame eficaz...aí sim, seria mesmo sinal que a ciência americana tinha descoberto algo importante!

E continuo a achar que há que continuar a divulgar a palavra Alerta e Prevenção a todas as pessoas, sobretudo mulheres, que conhecemos - e é importante que as mulheres sejam "chatas" e "persistentes" a pedir exames médicos. Quantos médicos não há que pedem, em anos alternados, mamografia e eco mamária? Estou sempre a chatear a minha própria irmã que, como acredita e tem confiança no seu médico, fez só agora, pela 1ª vez uma mamografia. A Eco? Diz ela que é só para o ano e é para alternar!! Canhurra e teimosa como é...pronto, confia no médico. Fez agora 38 anos. Esperemos que não seja necessário nunca "puxar" nas orelhas a ninguém!
De Desconhecido a 19 de Novembro de 2009 às 00:04
Olá, Isa, leio-a muito nos blogues de outras amigas, é a primeira vez que a visito.
É de facto incrível essa recomendação com tantas pessoas, cada vez mais novas, a sofrerem desta doença terrível. Não sei se fui eu que não tive sorte, mas a primeira mamografia que fiz, com eco, exactamente aos 40, não detectou nada. Nove meses depois, era um cancro já metastizado...
Um beijinho,
TeresaP
De Isa a 19 de Novembro de 2009 às 10:36
olá Teresa.
Pois nem tudo é linear. Mas pelo menos temos que estar atentas e fazer exames. Bem-vinda ao meu blog, volte sempre.
E como esta? a Teresa tem blog?
eu tive cancro da mama em 2006,Graças a Deus, as coisas tem corrido bem, e é assim, que espero que continuem.
um beijinho
De Desconhecido a 19 de Novembro de 2009 às 12:16
Olá, Isa

Estou desde Setembro 2008 embrenhada em tratamentos. Comecei por 6 sessões de quimio, radio, depois tentou-se o Tamoxifeno mas não sustinha a doença. Fiz novas seis sessões e agora vou experimentar uma hormonoterapia mais forte. Tenho metástases em vértebras e costelas e o desafio é não deixar espalhar. Vamos ver se tenho sorte. A mama, não tirei, nem fiz nada, e o tumor até já desapareceu, o problema parecem ser mesmo as metástases.
Tenho 42 anos e uma filha de (quase) sete.

Li o seu relato sobre como as coisas se passaram consigo. Fico feliz por estar tudo bem agora, claro que é para continuar.


Sim, tenho blog, www.teresa-puntocerosecondlife.blogspot.com (http://www.teresa-puntocerosecondlife.blogspot.com/)

Apareça. Podemos tratar-nos por tu?
Beijinho,
Teresa
De Isa a 20 de Novembro de 2009 às 10:59

olá Teresa, claro que nos podemos tratar por tu, é uma afinidade grande sempre que falamos com alguem que passou o mesmo que nos.
tudo a correr bem.
vou fazer uma visita, alias já inclui o teu blog, no blog novidades, para ficar atenta.
De Marta M a 21 de Novembro de 2009 às 19:22

Isa:
A tua experiência vale muito, mesmo.
Os estudos são um pouco cegos e, às vezes, esquecem que são "pessoas" que lá estão e não números.
15% (como lembras) não é pouco, é muito - tu és um bom exemplo disso.
Obrigada por tantos e bons esclarecimentos.
Abraço e bom Domingo
Marta M

Comentar post

.As minhas fotos - Alentejo

.Eu

.Contacto

isabelguerreiro@net.sapo.pt

.links

.posts recentes

. Até sempre...

. Seis recomendações para e...

. Oncologia no Alentejo

. Serpa: Rastreio Cancro da...

. O ultimo

. Venha Correr ou Andar por...

. 4 anos daminha reconstruç...

. "A batalha que nós não es...

. Uma historia de vida, nes...

. Um dia pela Vida...

.arquivos

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.favoritos

. Está a chegar o final do ...

. Tia Bia

. Novo passo no tratamento ...

. Avó Nena

. Tia Bia

. Amor

. Mãe

. Pai

. Manas

. Obrigado

.Junho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.pesquisar

 
Todos os artigos e matérias publicadas neste blog, bem como as informações sobre procedimentos de exames e diagnósticos aqui inseridos, têm carácter estritamente informativo e não devem ser utilizadas de forma alguma para a realização de auto-diagnóstico, auto-tratamento e ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

.últ. comentários

As lojas Ortopédicas da Universo Senior no Colombo...
Tudo graças ao th melhor herbalist no mundo, eu te...
boa tarde, tenho uma amiga que acho que vai fazer ...
O seu blog e muito interessante com muitos conteud...
Tambem quis comprar e nao achei! A editora ja nao ...
Obrigado pela informação publicada :-)Bem-hajaJN
Prima, fiquei emocionada com o teu testemunho.Semp...
Olá, boa noite descobri o vosso blog por acaso,mas...
Excelente informaçao . Tenta neste site que os adv...
OláEncontrei por acaso o seu blog.Tive uma experiê...

.mais comentados

44 comentários
28 comentários
25 comentários
24 comentários
23 comentários

.Visitas

.tags

. todas as tags