Habitualmente são empregados analgésicos e medicação para dormir após a cirurgia. Usamos antibióticos para prevenir infecções em todas as cirurgias de reconstrução mamária, sendo que outras medicações são usadas conforme as necessidades de cada paciente.
Posso fazer exercícios???
Se a cirurgia for uma reconstrução imediata com inclusão de silicone ou expansor e mesmo retalhos miocutâneos, iniciamos a recuperação do braço do lado operado no pós operatório imediato, com exercícios para mobilização do braço e prevenção do linfedema ( inchaço no braço).
Uma das complicações mais severas de qualquer cirurgia é a formação de coágulos nas pernas devido a inatividade prolongada, por isso recomendamos a saída precoce do leito e estimulamos a caminhada para prevenir esta situação.
Após uma cirurgia de retalho miocutâneo a movimentação precoce é importante pelas razões já apresentadas, mas a precaução deve ser tomada para evitar perturbar a circulação do retalho e forçar a cicatriz da área doadora; para estas pacientes nenhum esforço físico importante deve ser feito nas primeiras quatro semanas.
Atenção:
Exercícios vigorosos estão proibidos por dois meses.
Depois de duas semanas você poderá realizar esforço físico mais forte, mas não deve carregar peso ou correr por pelo menos seis semanas.
As atividades domésticas podem ser retomadas após 30 dias, evitando excessos.
Dependendo de sua recuperação você poderá dirigir um carro em duas ou três semanas
Solicitamos que a paciente traga uma cinta abdominal e um sutiã cirúrgico que serão colocados ao final da cirurgia e vestidos por dois meses. Um dos objetivos de realizar uma reconstrução mamária é permitir a paciente a utilização de suas roupas sem restrição.
Os primeiro curativos serão realizados pela equipe médica que lhe atende, eventualmente serão feitas recomendações e instruções específicas sobre como trocar os curativos.
Como vou cuidar dos drenos???
Um dreno é um pequeno tubo que retira secreções e sangue do local da cirurgia.
Os drenos são utilizados por dois motivos: o primeiro é para remover sangue e serosidade do local da cirurgia prevenindo possíveis complicações e o segundo para fazer com que a cicatrização entre os tecidos ocorra mais depressa.
Os drenos podem permanecer até uma semana, dependendo da situação.
Não é necessário nenhum cuidado especial com os pontos. Habitualmente empregamos material absorvível e pontos intradérmicos, que é um tipo de ponto que não precisa ser removido, pois desmancham com o tempo.
Importante:
Não molhe o curativo e as cicatrizes até ser orientada.
Seus pontos estão protegidos por fita cirúrgica, não molhe nem remova.
Fitas cirúrgicas serão mantidas por 2 a 3 meses nas cicatrizes.
A cirurgia não impede que o tratamento programado tenha seqüência após a sua recuperação , os tratamentos complementares não interferem com sua recuperação.
Vou precisar fazer dieta????????
A dieta deve ser balanceada e com muitos líquidos. É aconselhável empregar alimentos ricos em fibras para estimular o trânsito intestinal, especialmente nas pacientes que empregam tecido do abdômen para a reconstrução.
A recuperação da cirurgia envolve vários aspectos ligados ao impacto que o diagnóstico de câncer teve ou está tendo na sua vida e como você está vislumbrando o futuro.
É normal estar mais sensível e vulnerável; a depressão no pós-operatório é freqüente e vai cedendo conforme a recuperação e a reabilitação vão se processando.
A reconstrução mamária permite que você esteja mais a vontade e em sintonia com seu corpo e sua imagem de mulher.
O sexo pode ser reiniciado tão logo a paciente se sinta confortável., sendo parte importante na recuperação e reabilitação após a mastectomia com ou sem reconstrução.
Converse com seu parceiro sobre seus receios , medos e fantasias.
Só você poderá dizer o que está sentindo!! Quanto mais conseguir se expressar, mais as pessoas a compreenderão.
É importante aliviar sua ansiedade obtendo o maior volume de informações possível sobre seu tratamento, assim poderemos falar uma linguagem comum , objetiva e sem mal entendidos que geram preocupações desnecessárias.
O hábito de fumar retarda a cicatrização e prejudica a qualidade da cicatriz. As fumantes são orientadas a parar pelo menos duas semanas antes da cirurgia.
Fumantes pesadas não devem realizar cirurgia com retalhos.
. Os meus outros blogs
. Vida
. Os sitios que visito
. Anixinha
. Aida
. Isa
. Nela
. Alda
. Loulou
. Otilia
. Platero
. Silvia
. Dina
. Imel
. Lara
. Lia
. Marilou
. Cinda
. Mimas
. Gigi
. Lina
. Sandra
. IsaLenca
. Tiago
. Vidas
. Sites informativos
. Associação Oncológica do Algarve
. Laço
. APAMCM
. Seis recomendações para e...
. Serpa: Rastreio Cancro da...
. O ultimo
. Venha Correr ou Andar por...
. 4 anos daminha reconstruç...
. "A batalha que nós não es...
. Uma historia de vida, nes...
. Está a chegar o final do ...
. Tia Bia
. Novo passo no tratamento ...
. Avó Nena
. Tia Bia
. Amor
. Mãe
. Pai
. Manas
. Obrigado