"Sair de um blog sem comentar é como visitar alguém e ir embora sem se despedir..."
Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2009
Fazer exames radiológicos em excesso como pneumotórax, mamografia, tomografia axial computorizada (TAC) e cintigrafia podem ser prejudiciais para os doentes porque podem causar cancro, isto devido à radiação que recebem quando fazem estes exames de diagnóstico.
O alerta é de Jorge Espírito Santo, do Colégio da Especialidade de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos. "Em oncologia há a necessidade de o doente repetir exames para controlo da doença, e os doentes estão expostos a algum tipo de radiação nos disparos que, em excesso, podem aumentar o risco de cancro."
Segundo o especialista, pode "não haver um grande controlo" na quantidade de exames radiológicos feitos quando o doente consulta vários médicos e duplica os exames. "O doente não tem um registo muito seguro sobre os exames que realizou, e o médico não sabe a que exposição ele esteve exposto."
Jorge Espírito Santo defende que se deve "fornecer ao doente a informação do valor da exposição por cada exame radiológico que faz" e que o paciente deve ficar a saber quando se aproxima ou quando atinge o limite de radiação que pode receber.
A radiação ionizante usada nas radiografias, mamografias, TAC e cintigrafias é carcinogénica, ou seja, tem potencial para provocar cancro.
O risco da radiação ionizante não se coloca na ressonância magnética, porque o doente está exposto a um campo magnético e não a radiações ionizantes. Jorge Espírito Santo contesta que as radiações nos exames em oncologia estejam fora de controlo porque, justifica, "há regulamentação comunitária para a actividade e limites de radiação que os fabricantes dos equipamentos devem respeitar". O especialista explicou que os "aparelhos têm dosímetros, pequenas placas que registam as doses da radiação". A manutenção dos equipamentos está a cargo dos fabricantes.
APONTAMENTOS
FALTAM ESPECIALISTAS
A Sociedade Portuguesa de Física diz que há falta de especialistas em Física Médica para controlar as radiações dos exames.
GOVERNO
Quatro ministérios partilham competências na área daradioprotecção.
Fonte: Correio da Manhã
Era preciso que os médicos não fossem controlados, pelos exames que mandam fazer, logo os doentes não devem fazer exames em excesso, muito pelo contrário.
No correio da manhã está este comentário:
28 Dezembro 2009 - 02h16 | Ana
Pneumotórax é uma situação clínica não é um exame, talvez queria dizer Raio-X do tórax ...
De IsaLenca a 28 de Dezembro de 2009 às 10:01
Pois. Mas há que fazer todos os exames necessários quando nenhum acusa nada e os médicos não sabem o que se passa. Acho que o mal que fazem- a longo prazo- pode ser "abafado" pela detecção precoce. Pessoalmente sou apologista de se fazerem todos os exames possíveis para verificar determinadas situações - há tanta tanta coisa que nos faz mal...
De
Isa a 28 de Dezembro de 2009 às 10:09
concordo contigo, e o mal que faz não fazer o exame, qd o problema já existe???
Tudo na vida tem riscos, este é mais um.
Se dizem que a ressunancia faz menos mal, mandem fazer mais ressunancias, em vez de mamografias, por exemplo.
Em Beja, nem existe ....enfim...temos que ir a Evora.
De Nela a 28 de Dezembro de 2009 às 10:14

Beijinhos, Isa. Bom Ano.
De
Isa a 28 de Dezembro de 2009 às 10:15
obrigada Nela, igualmente para voces.
De Natália a 28 de Dezembro de 2009 às 14:07
olá Isa.
Eu conheço muito bem o Dr Espirito Santo e sei que ele não gosta muito de mandar fazer exames,por isso de vez em quando há grandes surpresas e eu falo porque tenho amigas doentes dele,enquanto eu fiz de tudo até o meu médico dizer que se estava (lixando) para as despesas e me mandou fazer uma Pet,enquanto fiz herceptin fiz sempre exames ao coração,outras que andavam comigo nunca fizeram nada,agora quem tem razão não sei.
Falta dizer que este doutor é chefe de oncologia em onde sou acompanhada,mas não quero deixar de dizer que é uma excelente pessoa muito simpatico e também ele um Vencedor do cancro dos ossos há já uns 18 anos.
beijinhos Isabel e uma óptima semana.
De
Isa a 28 de Dezembro de 2009 às 14:51
Eu tb fiz sempre exames. Não me posso queixar.
De Desconhecido a 28 de Dezembro de 2009 às 15:04
Olá Isa,
eu tb acho que se deve fazer todos os exames, mesmo assim às vezes há surpresas !!!
Beijinhos - Ester
De Lina a 28 de Dezembro de 2009 às 15:51
Olá Isa
pois...mas são males necessários!
Como existem muitos exames que algumas pessoas deveriam fazer mas...como são caros os Drs. evitam esta também é uma realidade.
Quem paga os exames??? Os contribuíntes...claro!!!!
E mesmo assim evitam porque nos hospitais tal como em todo sector de saúde existe um valor
para administrar o dito mas é o povinho que se chega á frente!
Beijinhos
De
Marta M a 28 de Dezembro de 2009 às 18:50
Isa:
Não podia passar esta semana sem te desejar um Bom Ano, mais tranquilo e à altura da pessoa bonita e lutadora que transparece das tuas palavras.
Obrigada ainda por todas as utilíssimas informações que partilhas connosco (já as tenho reenviado a amigas em semelhante situação).
Bem-hajas por isso e por este espaço de luz que é o teu blog.
;)
Marta M
De
Isa a 29 de Dezembro de 2009 às 18:12
obrigada Marta, por as tuas palavras. um beijinho e um excelente 2010.
De Isabel Alegria a 29 de Dezembro de 2009 às 17:47
Isa e Jorge,
Beijinhos e Bom Ano de 2010.
Isabel
De
Isa a 29 de Dezembro de 2009 às 18:10
obrigada, isabel, beijinhos para voces tb, bom ano
De Carla Damásio a 31 de Dezembro de 2009 às 00:15
Olá Isa!!
Um bom 2010!! Que os sonhos se realizem!!
Quando li o post ia precisamente fazer o comentário que já lá está. Pneumotórax não é um exame, mas a entrada de ar para a cavidade pleural (isto é para a pelinha que reveste o pulmão).
Beijinhos
Carla Damásio
De
Isa a 4 de Janeiro de 2010 às 17:04
ola, pois na propria noticia estava logo um comentario.
Foi engano.
Um excelente 2010.
Comentar post