Investigadores ingleses anunciaram o desenvolvimento de um novo exame ao sangue que permite detectar o cancro até cinco anos antes de ele ser revelado pelos métodos actuais, como a mamografia ou a tomografia axial computorizada (TAC).
O desenvolvimento desta nova técnica esteve a cargo de cientistas da University of Nottingham, no Reino Unido, e a sua aplicação prática está sob a responsabilidade da Oncimmune Ltd, empresa parceira do estudo.
A informação, difundida pela universidade em comunicado de imprensa, revela que o resultado do exame ao sangue, analisado pela Oncimmune, fica disponível uma semana após ter sido colhida a amostra.
Segundo a informação, a técnica inovadora agora desenvolvida reproduz as proteínas que desencadeiam a resposta do organismo ao cancro usando a tecnologia robótica para medir a resposta.
Esta nova tecnologia (imunobiomarcadores) prevê um avanço significativo no diagnóstico do cancro e é susceptível de alterar o actual paradigma de diagnóstico e tratamento para a maioria dos tumores sólidos, como o do pulmão, mama, ovário, cólon e próstata.
"Acreditamos que este teste, juntamente com os outros que serão lançados nos próximos anos, conduzirão a um melhor prognóstico para um número significativo de pacientes com cancro", afirmou o presidente executivo da Oncimmune, Geoffrey Hamilton-Fairley, citado pela Eurekalert e pelo site Saúde na Internet.
O primeiro teste de detecção precoce do cancro a ser lançado, com a denominação de EarlyCDT®, será o teste para o cancro do pulmão (EarlyCDT-Lung), que tem potencial para detectar os estados iniciais deste tipo de tumor.
Segundo os cientistas, a população-alvo para este teste será constituída por indivíduos de alto risco, como grandes fumadores ou ex-fumadores, entre os 40 e os 75 anos.
Além disso, o teste também será benéfico para pessoas que tenham sido expostas a outros factores associados à doença, tais como bombeiros e mineiros. O teste será ainda altamente útil para ajudar no diagnóstico de doentes assintomáticos, bem como em pacientes com nódulos pulmonares indeterminados.
Fonte: POP
. Os meus outros blogs
. Vida
. Os sitios que visito
. Anixinha
. Aida
. Isa
. Nela
. Alda
. Loulou
. Otilia
. Platero
. Silvia
. Dina
. Imel
. Lara
. Lia
. Marilou
. Cinda
. Mimas
. Gigi
. Lina
. Sandra
. IsaLenca
. Tiago
. Vidas
. Sites informativos
. Associação Oncológica do Algarve
. Laço
. APAMCM
. Seis recomendações para e...
. Serpa: Rastreio Cancro da...
. O ultimo
. Venha Correr ou Andar por...
. 4 anos daminha reconstruç...
. "A batalha que nós não es...
. Uma historia de vida, nes...
. Está a chegar o final do ...
. Tia Bia
. Novo passo no tratamento ...
. Avó Nena
. Tia Bia
. Amor
. Mãe
. Pai
. Manas
. Obrigado