"O mapa oncológico nacional não inclui oncologia na unidade de Beja do Centro Hospitalar do Baixo Alentejo.
Durante as jornadas da Sociedade Médica da Zona Sul surgiu a preocupação, relativamente ao facto do novo mapa oncológico nacional não incluir o Hospital de Beja, o que significa que os tratamentos de foro oncológico podem terminar naquela unidade. Para se ter uma ideia das consequências negativas de tal medida basta ter em conta que são cerca de 600 os utentes que beneficiam desse tipo de tratamento."
Retirado de uma página de informação na internet
********
É de lamentar, caso seja verdade esta situação, o distrito é grande, como é que alguém, com poder, pode tomar uma decisão destas...não estamos a falar de fechar maternidades nem de fazer mais uns km para fazer um parto neste ou naquele hospital, que são situações pontuais, que são vivências alegres da vida de uma pessoa, embora se lamente o fecho de certas maternidades pelo país fora, estamos a falar de pessoas que estão doentes, com sintomas nada fáceis de ultrapassar, estamos a falar de pessoas que estão debilitadas psicologicamente ..é um enorme disparate que assim seja...
Espero que desta vez os bejenses não se deixem ficar, que tomem medidas, peço aos senhores que tem lugar na assembleia que façam alguma coisa, esta decisão a ser verdade é desumana demais.
Já passei pela quimioterapia, sei o que estou a falar, e Graças a Deus, pude ser tratada na unidade oncologia do hospital de Beja, por sinal, muito bem tratada.
Há uns anos atrás assisti á minha tia a fazer quimioterapia de 3 em 3 semanas no IPO em Lisboa e sei o que sofreu, com as viagens.
Já não é fácil, pessoas de Odemira, por exemplo, virem a Beja fazer os tratamentos, nem imagino o que poder á ser, obrigar um doente de tão longe a se deslocar a outro hospital ainda mais longínquo.
Peço ajuda isto não pode acontecer, os serviços tem que aumentar e não diminuir.
A radioterapia não se faz em Beja, mas é bem diferente, primeiro porque o nosso hospital da-nos condições para estarmos longe, agora a quimio é insustentável que não se faça no hospital de Beja.
Não posso acreditar que esta medida tenha pés para ir para a frente e caso não seja só uma suposição, espero que os bejenses incluindo eu própria não deixem que isto aconteça.
Ajudem os doentes oncológicos deste distrito por favor...
o que poderemos fazer???
..por favor se tiverem ideias, entrem em contacto comigo.
Não podemos ficar à espera...sentados...
Temos que tomar atitudes...
De celia guerreiro a 26 de Dezembro de 2007 às 20:39
Mas isto é o quê ????? Em vez de haver progresso, há retrocesso.... quem manda nestes assuntos de certeza que não passou, nem de perto nem de longe por doenças que obriguem a tratamentos violentos que só por si, já bastam qt mais ainda andar em deslocações...
Tenho esperança que sejam apenas boatos... se não vamos a Luta (ja se viu muito coisa voltar a traz...nestas materias). Mana tamos contigo...
bjs grandes
celia
De
Isa a 27 de Dezembro de 2007 às 10:04
Pois é mana..o que há a fazer??'Espero que possamos ir a tempo de alguma coisa.
De sonia nascimento a 26 de Dezembro de 2007 às 21:35
é impressionante como a capital de distrito do baixo alentejo...é só mesmo nome..porque tudo o que define uma capital..nao nos cabe a nós alentejanos.
é lamentável que tratamentos que são tão dolorosos,morosos e desgastantes tenham que ser feitos a tantos kms de distancia...senhores que decidem...não excluam alguns alentejanos daquilo que que é o acesso á saúde...ás acessibilidades enfim aos direitos que estão definidos na nossa constituição e que pelos vistos são só para alguns!
sonia nascimento
De
Isa a 27 de Dezembro de 2007 às 10:05
será que somos sempre o zé povinho esquecido...
De Sandra Guerreiro a 26 de Dezembro de 2007 às 21:39
É com grande revolta que vejo tudo isto. Como é que um distrito como o nosso com tantos doentes oncológicos encerra os tratamentos. Isto parece um país de 3º mundo. Que tristeza! É de facto lamentável, mas juntos lutaremos para que tal não aconteça.
De
Isa a 27 de Dezembro de 2007 às 10:06
Revolta é favor, depois o hospital paga a deslocação, mas depois tem que esperar uns por os outros, uns tão melgor, outros estão piores e só vem embora qd todos terminarem o tratamento.O que é muito bom, para um doente em tratamento de quimio????
Pois é Isa,tal como tinha dito,ja tinha visto essa noticia algures....Que nos tirem tudo daqui,enfim,ja estamos habituados,mas agora em relaçao a este assunto,infelizmente é mesmo tipico de quem nunca precisou nem em noçao do que é ser doente oncologio e necessitar deste tipo de serviços,porque senao ,saberia o que custa,os sintomas e o sofrimento que é andar em viagens depois de um tratamento deste genero.Espermos que pensem melhor,mas qq das formas teremos que unir esforços para que tal nao aconteça.Beijo e sempre unidas nesta batalha....
De
Isa a 27 de Dezembro de 2007 às 10:09
em vez de melhoraram, o que já adquirimos , não...tiram...uma pessoa que até pode ir fazer o tratamento, que é o meu caso, levo o carro, pq é aqui...como faço se for mais longe...perco um dia de trabalho, faço alguém perder um dia de trabalho...é assim que querem o país????
De
alda a 26 de Dezembro de 2007 às 22:34
Isa,
Espero que tudo isso não passe de boatos!
Não podem ficar sentados, como tu dizes e muito bem. Têm que lutar, por algo a que todos deviam ter direito!!!
Neste País como as coisas estão, tudo é possível...
Beijinhos
De
Isa a 27 de Dezembro de 2007 às 10:11
eu também espero, mas onde há fumo há fumaça...como se costuma dizer...
De Desconhecido a 27 de Dezembro de 2007 às 00:01
Recuso-me a acreditar recuso-me a aceitar não pode ser verdade..faz hoje 9 dias que fiz o meu 1º tratamento de quimio e só hoje finalmente me sinto bem sem sintomas nenhuns não posso pensar em não poder continuar aqui acho que seria quase desumano tirarem-me o conforto que é fazer o tratamento sem ter que me sujeitar a uma viagem, não se pode evoluir fazendo retrocessos destes...sinto-me indignada...não entendo a razão destes srs. Esta doença fragiliza-nos fisica e psicologicamente a sensação de impotência perante o nosso diagnostico e tratamento é enorme, fazemos tudo custe o que custar o importante é estarmos vivos, não pudemos deixar que nos tirem aquilo que é o nosso consolo, estar em casa. Da minha parte estou 100% disponivel para lutar até ao fim...bjs.
De
Isa a 27 de Dezembro de 2007 às 10:13
olá menina, Carmo. Ainda bem, que já estas melhorzinha, Temos que fazer alguma coisa, é a nossa cidade que fica a perder, é a nossa tentativa de adquirir melhor saúde que fica em causa.
De
Carla a 27 de Dezembro de 2007 às 00:03
É muito triste. Já aqui no hospital público me disseram que o Ministério tem de cortar nas despesas, por isso a rádio deixava de ser feita em clínicas privadas e vai tudo para a fila para o IPO de Lisboa. Espero que não deixem de ter unidade de quimio em Beja, amiga. Pode ser que não passe de uma infeliz ideia. Assim o espero. De qualquer forma, deveriam escrever uma carta para o Ministério da Saúde. Tenta que seja assinada pelo maior número possível de pessoas que estejam a fazer quimio em Beja. Ou entupam-lhes o mail com o vosso desagrado. Beijo grande, Isa querida.
De
Isa a 27 de Dezembro de 2007 às 10:15
Assim, não progredimos, um pais que primeiro liga a futebol e estádios , cimeiras e afins, não vai longe...o principal de tudo é a saúde enquanto não perceberem isso...vamos ficando para trás..mas mesmo muito atrás...
Mana, vamos fazer um abaixo assinado, pode ser que resulte, recolhendo assinaturas.
Eu colaboro no que for preciso!
De
Isa a 27 de Dezembro de 2007 às 12:40
ok.vamos ver o que é que conseguimos,beijos
De Nela a 27 de Dezembro de 2007 às 15:46
Abaixo-assinado, sem dúvida. Eu alinho no que for preciso. Faz-se circular por mail e nos blogs. Vamos pensar num texto e voltamos a falar.
O exercício da cidadania também passa por isto. Passarmos à acção.
Bora lá.
De
Isa a 28 de Dezembro de 2007 às 09:28
ontem, não tive tempo, mas hoje quero-me dedicar a itso.obrigada nela.já recebi a tua carta, obrigada
De mimas a 27 de Dezembro de 2007 às 19:03
Um bom ano para ti, IsaBeja, tudo de Bom. Beijo, Mimas.
De
Isa a 28 de Dezembro de 2007 às 09:29
olá Mimas, obrigada e um excelente ano para ti também.beijinhos
Comentar post